segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa


Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa: poderia ter como subtítulo - Introdução ao Pensamento e Ação de Rui Barbosa, em que GERMANO MACHADO, em 162 páginas, mostra o filósofo e o político, o financeiro e economista, o jurista de amplitude, o estatístico e matemático, um homem combatido quando vivo e ainda depois de morto, atual ontem e hoje, mito e homem completando-se. A EDITORAÇÃO CEPA PUBLICA COSMOVISÃO E COSMOVIDÊNCIA DE RUI BARBOSA pelo valor intrínseco da obra.


Capa e contracapa foram organizadas pelo artista plástico Davi Bernardo. Esse livro foi lançado em Salvador, Belo Horizonte, Rio de janeiro e São Paulo. Também na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, quando falou apresentando a obra o saudoso Hermano Gouveia.



Em 1975 pretendi a livre Docência pela UFBA e, então, desenvolvi tese "Cosmovisão e Cosmividência de Rui Barbosa". Circunstâncias impediram de realizá-la. Distribui, a pouco e pouco, os exemplares mimeografados. Hoje a referência na Revista Ângulos - 19, 262 p. , 1988 recebida através do culto e sério João Eurico Mata, que escreveu em papel preso no exemplar de Ângulos, que me enviou: "... citado na página 106 em ilustre companhia". Na p. 106 vejo nas "Notas", ao lado de Rubem Nogueira, Luis Viana Filho e do mesmo Rui, a referência: "(14) - Machado, Germano, Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa, p. 106 a 111". Agradeço ao Prof. Mata e aos autores do artigo "Ruy e o Projeto de Emancipação dos Escravos " - Mário A. Freire de Carvalho e Paulo R. Lyrio Pimenta.
Na mocidade, nos Centros Culturais da Juventude, e, antes, no GLAMB - Grêmio Lítero-Artístico da Mocidade Baiana, ao lado de Miltom Santos; no Círculo de Estudo Pensamento e Ação - CEPA; no Brasil quase inteiro, que percorri sobretudo em São Paulo e Rio Grande do Sul, levei o pensar Ruiano sobre o qual tracei idéias em "A Semana Católica" (BA), "Juventude Trabalhadora" (SP), "Jornal da JOC" (SP), "A Madrugada" (BA), "Idade Nova" (RJ), "A Marcha" (RJ). Nos anos 60, e em particular, 65, tendo o jornalista e escritor Raymundo Magalhães Júnior publicado - "Rui O Homem e o Mito", polemizei com articulistas, na Bahia e fora, pelo Jornal da bahia e A Tarde na defesa de Rui. Continua...
Comente pelo e-mail: germano.machado@ig.com.br
Seja você aluno, admirador, colega ou amigo, comentador do que acima escrevi. Pergunto-lhe: Rui é atual para presente realidade brasileira? Por quê?
Em 1907, em Haya, Holanda, houve uma conferência internacional política, na qual Rui Barbosa era o representante do Brasil. Um homem pequeno no tamanho, mas grandioso na sua cultura e inteligência, sobretudo no ramo do Direito com profundidade. Quando se discutiu sobre a igualdade das nações, o que não interessava à Europa e Estados Unidos, Rui defendeu calorosamente, fundamentalmente o direito da igualdade das Nações e quando o representante da Alemanha respondeu que a conferência não era política de igualdade das nações, Rui em termos de profundo conhecimento do direito e de política, falando um francês perfeitíssimo, revidou ao representante alemão que aquela conferência desde o título e os temas era plenamente política. Desenvolveu por mais de 2 horas mostrando um conhecimento que deixou perplexos os representantes das nações poderosas e fez calar o barão que representava a Alemanha. Rui comunicou ao barão do Rio Branco, o maior Ministro do exterior que o Brasil já teve que não se calaria diante dos povos prepotentes contrários a igualdade das nações. O barão respondeu que ele tinha liberdade para aquela tese. Rui novamente sobe à tribuna e ferozmente com alta competência jurídica não só defende o direito da igualdade das nações, mas em particular apoia a luta da Polônia pela sua igualdade nacional que a Rússia queria não aceitar. O Ministro americano não querendo desfazer do princípio americano de Monroe de que as Américas sempre devem estar unidas, propôs a igualdade das nações também em apoio a Rui Barbosa. Rui ainda argumentou com conhecimento jurídico, político, histórico e cultural de profundidade tão grande que abalou os representantes das outras nações e foi aprovada a igualdade das nações. Por esse motivo, um grande jornalista inglês o denominou como Águia de Haya. Rui foi aplaudido de pé pelos representantes dessas nações que se consideravam superiores ao Brasil, à América do Sul, África e povos chamados por elas inferiores. A conferência de Haya permanece até hoje resolvendo problemas de ordem internacional, políticas e de direito. 2007 portanto é o centenário de Rui Barbosa como Águia de Haya, mas até agora não vimos o governo brasileiro ou o baiano, as Academias de Letras e outros organismos culturais relembrarem este fato grandioso. Gostaria que houvesse algum advogado ou homem de cultura que comentasse este fato que narro.
- Pergunto ao meu amigo Caetano Barata, que não me tem aparecido, o motivo por que o faz e quero que ele tenha coragem de comentar o que Ratzinger (Bento XVI), comenta sobre fé e razão no discurso tão polêmico que fez em uma universidade alemã, cuja cópia exata lhe presenteei. Por que, não o fez? Não se deve ter medo ou receio de comentar aquele pronunciamento do Papa atual, onde se verifica a importância fundamental da fé com a razão, ou da razão para o entendimento da fé, pois isso é um desmascaramento ao filosofismo e cientificismo materialistas, em que o cristianismo em geral em todas as suas denominações é colocado como inferior em face da razão e, portanto, da ciência. Espero opinião de Caetano Barata ou até que ele venha entrevistar-me sobre aquele discurso polêmico de Ratzinger. Estou esperando ou aguardando.





































4 comentários:

Anônimo disse...

ATENÇÃO SOCIEDADE BAHIANA
- Estelionatários Luiz Ademir Souza (UNIBERO/UNI-A/RECON/CONTEMP EDITORA/UNC/UNR/ETC....) e Leny Mára Souza (Departamento de Educação I da UNEB) dão virtuosos golpes na comunidade da Bahia -





- COMO FUNCIONA O ESQUEMA DESSES GOLPISTAS -


O ESQUEMA FUNCIONA DA SEGUINTE FORMA; ELES REALIZAM AS INSCRIÇÕES DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO COM PREÇOS BAIXÍSSIMOS DA CONCORRÊNCIA E NO DECORRER DOS CURSOS PASSAM A NÃO CUMPRIR COM OS PAGAMENTOS DOS CONVÊNIOS ATÉ ENTÃO NO INÍCIO ORA FIRMADOS; PASSANDO TAMBÉM A NÃO PAGAR PROFESSORES, SALAS ALUGADAS EM HOTÉIS, EMPRESAS DE LOCAÇÕES DE EQUIPAMENTOS, PRESTADORES DE SERVIÇOS, ETC.... DEPOIS REALIZAM APÓS 5 ou 6 MESES MANOBRAS E REPASSAM A INTITUIÇÃO PARA OUTROS DIRIGENTES COM OUTROS CONVÊNIOS (obs: uns às vezes legais; porém um curso que seria para terminar um ano e meio, dura mais de três anos e consequentemente alteração de valores de parcelas) . AS PESSOAS QUE ESSES PICARETAS FICAM DEVENDO VÃO PARA JUSTIÇA E A PARTIR DAÍ VEM O TRANSTORNO PORQUE OS MESMOS NÃO VÃO A AUDIÊNCIA ALGUMA E AS PESSOAS TERMINAM FICANDO NO PREJUIZO; ATÉ QUANDO ????? O MELIANTE E ESTELIONATÁRIO LUIZ ADEMIR SOUZA SE ESCONDE HOJE NO COMÉRCIO (Ed. GUARABIRA) - obs: salas luxuosas -. MAS A SALA QUE ELE FICA NÃO É A MESMA DO ANDAR É UMA OUTRA ESCONDIDINHA NO MESMO PRÉDIO PARA QUE A POLÍCIA NÃO O ENCONTRE E OS ADVOGADOS RESPONDEM.

- COM A PALAVRA O MEC, MINISTÉRIO PÚBLICO, DECECAP, DREOF, POLICIA FEDERAL, ETC..........-





ORIENTAÇÕES DE ACESSO AO GOOGLE. CONFIRA A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES.....



1 – Procurar no Google “ESTELIONATÁRIOS E GOLPISTAS LUIZ ADEMIR SOUZA E LENY MARA SOUZA (+ ou – 3ª ou 4ª página do Google.



2 - procurar no Google UNI-A (Universidade Corporativa das Américas) dos Estelionatários Luiz Ademir e Leny Mára; funcionava no Campo Grande ao lado do Hotel da Bahia e a chancela/convênio era da FACINE - Faculdade ISAAC NEWTON do também Estelionatário André Luiz de Ambrósio Pinto). A UNI-A deixou um rombo de R$25.000,00 com o locador JOSÉ ABILIO SILVA (verificar número de processo abaixo) ; quase 20.000 de dívidas em Hotéis de Salvador e débitos volumosos com empregados e empresas de telefonia fixa (basta verificar no Google os números de telefone da empresa na época; nenhum existem mais. Deixou muitos alunos a ver navios e de forma irregular alguns se matricularam em outras Instituições. E o dono da FACINE lesou centenas de professores e alunos.



3 – procurar no Google AFONSO SANTANA DE MIRANDA ( proprietário da FACIBA) que teve convênio com a empresa CEMPRE (Centro de Pós Graduação do Recôncavo)de propriedade dos Estelionatários Luiz Ademir e Leny Mara que funcionou no Ed. Martins Catharino no Relógio de São Pedro em 2004. Afonso Miranda também foi preso como Estelionatário em dezembro de 2012; comparsa de Luiz Ademir em falsificação de documentos de terrenos públicos e propriedades privadas..



4 – procurar no Google UNC e UNR faculdades irregulares que teve convênio na época 2000 a 2001 com a UNEB, FACULDADE DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO e FACULDADE DE JEQUIÉ e deram um golpe nessas três instituições e não foram punidos ainda por causa de manobras judicias;


5 – procurar no Google pelo nome dos dois Estelionatários e verão a quantidade de processos judiciais que estão à revelia ou manobras de seus advogados. A Estelionatária Leny Mára nunca aparece mais assina em baixo das falcatruas do estelionatário Luiz Ademir Souza. E para concluir a Leny Mara conseguiu colocar para trabalhar na UNEB seu filho que não é concursado. Isso não é Nepotismo ? (obs: o nome dele é Diego cerqueira Souza).


6– verificar também no Google que o nome dos dois golpistas aparece como reitor e próreitor de dezenas de faculdades que não existem na Bahia; para consequentemente realizar vendagem de Diplomas e certificados falsos.



CASO QUEIRAM MAIS INFORMAÇÕES COMPROBATÓRIAS COM NÚMEROS DE PROCESSOS E QUEIXAS EM DELEGACIAS; ENVIAR SOLICITAÇÃO PARA OS EMAILS: brisamarcelino.santos@gmail.com; josejorge.mec@gmail.com; veracarneirocedraz@hotmail.com

Anônimo disse...

AVISO A DIREÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E EX ALUNOS DA UCSAL

Atenção MINISTÉRIO PÚBLICO E POLICIA FEDERAL !!! A quadrilha de Estelionatários; entre eles os chefes: LUIZ ADEMIR SOUZA (da UNIBERO / UNIP Polo Salvador ); a burra e golpista LENY MARA SOUZA ( professora da UNEB, que vergonha – os alunos sabem que ela não tem metodologia e nem didática acadêmica nenhuma); ANDRÉ LUIS AMBRÓSIO PINTO (Faculdade Falida Issac Newton) e a Diretora da Escola Estadual Ursula Catarino (MARISTELA DE SQANTANA MENEZES CERQUEIRA SOUZA),seus filhos e sobrinhos todos golpistas, picaretas e estelionatários... estão abrindo contas especiais para financiamento de imóveis e carros na agência da Caixa Econômica Federal do Relógio de São Pedro com contra cheques e documentos falsos contando com o aval de dois gerentes de atendimento amigos da quadrilha em troca eles oferecem certificados falsos de cursos de pós graduação ou bolsas do mesmo e continuam lesando estudantes de pós graduação na Bahia,; oferecendo cursos e no decorrer repassam para outras Instituições com preços mais altos e muitos deles que não podem mais pagar pelo mesmo perdem tempo e dinheiro. Já pensou se isso acontecesse com os filhos de vcs ? O Estelionatário do LUIZ ADEMI SOUZA e sua quadrilha é envolvida também com ondas de terrenos invadidos com documentos falsos na Região Metropolitana de Salvador e já vendeu vários deles em parceria com o também estelionatário AFONSO SANTANA DE MIRANDA (da FACIBA); que foi também preso em dezembro de 2013 pelo mesmo delito. As manobras dos advogados deles fazem com que os mesmos estejam sempre fora das grades e na realidade pela quantidade de pessoas que lesou já era para estarem presos. Outro integrante da Quadrilha é LUIS ANSELMO MARQUES MALAQUIAS(agiota proprietário de fachada da livraria Doce Livro) localizada na Av. Silveira Martins no Cabula. A livraria tem seguranças policiais para acobertar a agiotagem frequente a mais de 10 anos e as autoridades não tomam providencias da situação. Lamentavel as autoridades da Bahia que não tomam as devidas providencias.... Queria que o Ministério Público também verificasse que as seguintes pessoas abaixo; todas elas têm certificados de Psicanalístas e Doutorado em Educação Física; São eles:
- JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES (picareta de primeira linha e estelionatário com mais de 100 cheques sem fundos na praça) e cheio de empresa em Salvador devendo a todo mundo.
- AFONSOSANTANA DE MIRANDA (Estelionatário, preso no final do ano passada envolvido com falsificação)
- LUIZ ADEMIR SOUZA (Dr. Da BANDIDAGEM – se auto se promove e não tem Doutorado nenhum verdadeiro – todos os certificados acadêmicos falsificados e comprados)
- ANDRÉ LUIS AMBRÓSIO PINTO (Picaretão; já foi preso mais de 4 vezes em vários Estados e inclusive era sócio do estelionatário Luiz Ademir Souza)
- LENY MARA CERQUEIRA SOUZA (estelionatária e golpista; Carteira de radialista falsa e certificados de pós graduação falsos entregues ao RH da UNEB)

Unknown disse...

O Ministério Público Federal em parceria com as policias Civil e Federal da Bahia já estão de prontidão investigando a emissão (VENDA CLANDESTINA) de certificados de pós graduação emitidos pelo estelionatário e golpista LUIZ ADEMIR SOUZA (que se diz Drº, Desembargador e Chanceler); todos esse título é da BANDIDAGEM. O marginal tem 18 empresas fantasmas em nome de laranjas e somente 9 delas está com o mesmo endereço que é sua residência localizada no Edificio Vila do Campo –ap. 210 – Largo do Campo Grande. Fraudes, estelionatos e formação de quadrilha engorda o currículo desse destruidor de sonhos acadêmicos..... Dirigentes de algumas principais Universidades Públicas e Privadas já estão sendo alertados em relação a centenas de Certificados Falsos nos seus arquivos da UNES – UNIVERSIDADE DO SERTÃO que é de propriedade do marginal Luiz Ademir Souza (EMPRESA TEM CNPJ MA NÃO EXISTE). A inteligência do bandido também falha; porque todos os certificados que foram vendidos têm a grade de docentes “ FALSA “; ou seja, nenhum professor que consta no verso do Certificado existe e as pessoas que assinam pelo certificado é ele o próprio estelionatário; inclusive falsificando a assinatura da própria irmã que nem sabia que o nome dela constava nessa fraude. As Universidades que mais têm Certificados falsos são a UNEB – Universidade do Estado da Bahia; Faculdade Olga Mettig, Faculdade Ruy Barbosa, Ucsal, UFRB e tantas outras. Atualmente, o meliante vem iludindo alunos na empresinha chamada UNIBERO – Universidade Íbero Americana que de americanizada não tem nada. Esse marginal auto se promove nas redes sociais; mas, ninguém de credibilidade fala bem dele porque “LUIZ ADEMIR SOUZA” é o TERROR DA LITERATURA E EDUCAÇÃO DA BAHIA -, todos tem ciência disso..... Iremos postar a cópia de um desses Certificados daqui para sexta feira; conforme uma fonte que nos enviará. No Certificado falso consta todas essas informações denunciadas por esse informativo; só iremos preservar o nome do aluno para que ele possa se defender ou tomar vergonha e assumir sua culpa junto a quadrilha do estelionatário do LUIZ ADEMIR SOUZA.

BRASILcentral.mediapress disse...

prof germano, como o cepa é capaz de permitir uma publicação deste porte.
solicito a retirada imediatamente, por favor.
o mestre é conhecedor de toda a história bandida do lelivaldo cerqueira de souza(vulgo leli cerqueira, que se diz diretor da L&L produções - fichados na policia DELEGACIA DE CRIMES CIBERNETICOS (DR CHARLES LEÃO) E COM PRISÃO DECRETADA (DELEGACIA 6A DE BROTAS, DRA DAIL).
LUIZ.ADEMIR2013@gmail.com